sexta-feira, 9 de abril de 2010

Se o leitor não vai à noticia, a notícia vai ao leitor


Este é o princípio dos dispositivos RSS. O recurso possibilita a sites e blogs divulgarem seus conteúdos sem que para isto os leitores precisem acessar suas páginas. Através de um programa leitor, o usuário adiciona o link do feed (ou RSS) que é armazenado e exibido na interface do software ou site que disponibiliza este artifício.

Para comparar os serviços oferecidos pelos sites e softwares, insatalei o leitor FeedReader e acompanhei também as notícias através do Google Reader. O que mais me chamou a atenção foram as sugestões de feeds de vários sites que não costumo visitar. Por meio deles tive acesso a informações que, caso precisasse acessar a página, talvez nunca chegariam até mim. Essas sugestões foram mais interessantes no FeedReader, já que eram sugestões de sites internacionais. Por outro lado, como o Google Reader é uma ferramenta online, também é uma ótima alternativa para quem não gosta de instalar programas no computador.

As sugestões dos sites me agradaram tanto que resolvi baixar um aplicativo em português só para ver se os sites sugeridos seriam muito diferentes daqueles disponibilizados pelo Google Reader. Fiz o download do Leitor de Notícias, que tem o funcionamento muito parecido com o do Feed Reader, e é uma boa saída para quem não domina o inglês (que é quase o meu caso).

Um prático recurso do Google Reader são os gupos de interesse. Com eles, é possível reunir as notícias por assunto, o que é excelente quando não se quer ler sobre tudo, mas apenas matérias específicas. Outro artifício curioso é a interação com os outros aplicativos Google, ou seja, através do reader pode-se acessar o Gmail, o Blogger, entre outros. É ideal para quem utiliza esses serviços. Por outro lado, é interessante ter um software no computador para receber as notícias sem precisar visitar nenhum site. Neste ponto, os créditos vão para o FeedReader e para o Leitor de Notícias.

A quantidade de informações disponibilizadas e a frequencia com que elas chegam até os leitores RSS é impressionante. Assim, para comunicar as atualizações, a janelinha do FeedReader "pisca" a todo momento , o que me dá uma angústia sem tamanho e por isso a minha preferência é pelo Google Reader.

2 comentários:

  1. Essa foi com direito a aprovação prévia pela minha pessoa. hahaha!

    Ficou 10! \o/

    =*

    (Rapha)

    ResponderExcluir
  2. bom meessmo!! Adorei o título também. Você poderia ter incluido os links das referências.
    Os meninos já deram a nota :)
    abs,

    ResponderExcluir