domingo, 28 de março de 2010

Que calor!


As elevadas temperaturas na capital mineira têm tornado o dia-a-dia na cidade impraticável. No exato momento em que escrevo esta postagem, o termômetro do meu computador marca 28º em Belo Horizonte (o que pode ser considerado alto por se tratar de uma temperatura noturna). No entanto, há quem parece não se incomodar com o calor. Na última sexta-feira (26/03), quando voltava da faculdade, presenciei de dentro do ônibus uma cena no mínimo curiosa: um senhor de idade aparentemente avançada vestia três (isso mesmo! Três!) camisas sobrepostas sob o sol escaldante da uma da tarde no centro de BH. O tal senhor caminhava com uma sacola laranja e um guarda-chuva (escondido debaixo da última camisa).

Calor? Que nada! Uma camisa é pouco!

Pode-se notar claramente a camisa xadrez azul, a de listras vermelhas, e por baixo dessas duas, a camiseta amarela. O cabo do guarda-chuva que ele levava também pode ser visto logo acima da sacola laranja. Repara-se ainda, atrás deste senhor, um homem com uma camisa de botões semi-aberta, provavelmente por causa da alta temperatura.

Um pouco mais ao sul da capital, na praça da Assembleia, no mesmo dia e uma hora mais tarde, o comportamento de quem passava por ali era diferente. Moradores de rua que vivem no local utilizavam a torneira do chafariz temporariamente desativado para lavarem as suas roupas. Com o auxílio de uma mangueira e baldes, eles aproveitavam para se refrescar.

Quem não tem onde morar, lava a roupa na praça
Vale também lavar o pé e se refrescar

Ainda nessa região, por volta das seis da tarde, quem passava pela praça trajava roupas curtas e leves, embora já não mais houvesse sol. Os que buscam saúde e forma física, preferem fazer as suas atividades desse horário em diante: Tudo para fugir do sol e abrandar o calor.

Caminhada só depois do pôr-do-sol

Quanto calor! E nos ambientes fechados? A alternativa para amenizar os efeitos das altas temperaturas tem sido o ar condicionado. Na Assembleia Legislativa, onde grande parte dos deputados e trabalhadores trajam terno, é a única solução, apesar de não ser  muito saudável para os alérgicos.

Ar condicionado facilita o cotidiano da ALMG

Belo Horizonte está realmente muito quente nos últimos tempos. Para quem pode sair de casa, a dica é tomar um sorvete, água de côco ou curtir uma piscina. Pra quem não tem esse privilégio, só resta mesmo o bom e velho ar condicionado, o ventilador ou até mesmo o leque que não está muito na moda mas, para quem tem coragem de usar, é chique.


Para quem se interessou pelas fotografias (e para a Dani Serra): Procurei não fotografar e não destacar os rostos dos personagens, já que não pedi autorização para fazer e nem publicar as fotos. Já que elas foram feitas de longe ou de dentro do 4110, "dei zoom" e fiz um recorte na parte que mais me interessava. Como eu sou quase uma "tecnofóbica", os programas de edição que eu utilizei foram o Paint e o Microsoft Office Picture Manager (esses mesmos que tem aí no seu computador! Nada de muito sofisticado) e com eles compactei as imagens, fiz os recortes, realcei as cores (com brilho e contraste) e coloquei uma borda branca - que quase não aparaceu porque o fundo de postagem do blog é branco (quanta lerdeza minha!).

Um comentário:

  1. Ué, para uma tecnofóbica você se saiu muito bem. Poderia jurar que a primeira foto tinha sido feita com uma câmera profissional e editada em um super-hiper photoshop. Adorei o velhinho de 3 camisas. Ele me pareceu tão estiloso :)
    Um abraço,

    ResponderExcluir